Um gene apenas...

O ácido desoxirribonucleico ou ADN é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos.
O código genético de um ser era até há bem pouco tempo, um completo quebra-cabeças para a comunidade que o tentava decifrar. O formato helicoidal da sua composição, fez rodopiar num turbilhão estonteante, a genialidade daqueles que frutuosamente o estudaram. Afinal, dizia-se que ali, no meio daquela serpentina variada, se encontrava a mão do Criador.
Um gene é uma porção de um cromossoma responsável pela transmissão das características hereditárias de uma geração para a outra.
Assim como o ADN é o responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie, a educação e a formação são os factores que irão ao longo da vida, refinar algumas destas características.
Eu não queria, mas aquela que dizem por aí ter morto o gato, leva-me a perguntar: E um gene sem educação, alguma vez poderá ser genial?

Actividade Pedagógica Online

Tema:
O motor de explosão a 2 tempos comparado com o motor a 4 tempos.

Objectivo:
No final da actividade, os formandos devem:
- Descrever o ciclo de funcionamento de um motor de explosão a 2 tempos;
- Identificar as diferenças estruturais e funcionais entre os 2 tipos de motores;
- Enumerar as vantagens e desvantagens do motor de 2 tempos em relação ao motor de 4 tempos.

Público-alvo:

Alunos do CFP/RC da especialidade de Mecânico de Material Terrestre

Técnicas:- "One-online Technique" através da consulta de artigos online;
- "Many-to-many Techniques", promovendo a discussão em grupo.

Materiais didácticos:- Os formandos devem consultar os sites:
- http://videos.howstuffworks.com/user/4729-two-stroke-cycle-engine-video.htm
- http://www.keveney.com/otto.html
- http://www.keveney.com/twostroke.html
- http://www.energymanagertraining.com/automobile/The4StrokePetrolEngine.htm
- http://en.wikipedia.org/wiki/Two-stroke_engine
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_Otto

Cronograma:
1º dia - Comparar os ciclos de funcionamento de um motor de explosão a 2 tempos com o de 4 tempos;
2º dia - Identificar as diferenças na arquitectura entre um motor de explosão a 2 tempos e um a 4 tempos;
3º dia – Analisar as vantagens e desvantagens do motor a 2 tempos em relação ao motor a 4 tempos;
4º dia – Leitura e análise e discussão dos trabalhos produzidos.

Para a realização desta actividade os formandos devem:

- Durante o 1º dia
Identifique as principais diferenças entre os ciclos a 2 e a 4 tempos, descrevendo-as no fórum até às 19 horas. Para tal consulte os sites: http://videos.howstuffworks.com/user/4729-two-stroke-cycle-engine-video.htm; http://www.keveney.com/otto.html

- Durante o 2º dia
Elabore um documento que identifique as vantagens e/ou desvantagens do motor a 2 tempos em relação ao de 4 tempos, tendo em consideração os seguintes aspectos:
- Trabalho realizado;
- Rentabilidade do combustível;
- Longevidade dos componentes.

Coloque este artigo no fórum até às 19 horas.
Para a realização desta tarefa, consulte os sites:
http://en.wikipedia.org/wiki/Two-stroke_engine
http://www.keveney.com/twostroke.html

- Durante o 3º dia
Analise o funcionamento do motor a 2 tempos e o impacto que o mesmo tem sobre o meio ambiente. Coloque no fórum a sua opinião sobre este assunto até às 10h de amanhã.

- Durante o 4º dia
Leitura, análise e discussão conjunta das opiniões formadas por todos os formandos.

Sem comentários:

Seguidores