Um gene apenas...

O ácido desoxirribonucleico ou ADN é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos.
O código genético de um ser era até há bem pouco tempo, um completo quebra-cabeças para a comunidade que o tentava decifrar. O formato helicoidal da sua composição, fez rodopiar num turbilhão estonteante, a genialidade daqueles que frutuosamente o estudaram. Afinal, dizia-se que ali, no meio daquela serpentina variada, se encontrava a mão do Criador.
Um gene é uma porção de um cromossoma responsável pela transmissão das características hereditárias de uma geração para a outra.
Assim como o ADN é o responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie, a educação e a formação são os factores que irão ao longo da vida, refinar algumas destas características.
Eu não queria, mas aquela que dizem por aí ter morto o gato, leva-me a perguntar: E um gene sem educação, alguma vez poderá ser genial?

Característica, Competência e Estratégia

Uma mulher levou o filho a ver Ghandi, que lhe perguntou qual era o seu pedido. “Eu queria que ele parasse de comer açúcar”, respondeu-lhe a mulher. “Volta a trazê-lo daqui a duas semanas”, disse-lhe Ghandi. Duas semanas depois a mulher voltou com o filho. Ghandi voltou-se para o rapaz e disse: “Pára de comer açúcar.” A mulher, muito surpreendida, perguntou-lhe “Porque é que tive de esperar duas semanas para que lhe pudesse dizer isso?”. E Ghandi respondeu-lhe “Porque há duas semanas atrás eu comia açúcar.”

Ser formador implica assumir um papel que pode ser extremamente exigente. Colocarmo-nos numa situação de formação, significa desenvolver a consciência do que somos, do que temos para oferecer, dos limites que estabelecemos e de como é que lidamos com as expectativas dos outros.
Ter consciência de si próprio e ser capaz de reflectir nas consequências do seu comportamento para com os participantes; ser capaz de participar e ao mesmo tempo, manter uma certa distância; ser aberto com os alunos, mesmo quando eles não parecem muito simpáticos no início; manter-se concentrado, mesmo que no momento, esteja cansado ou sem energia. Tudo isto são características que um bom formador deve possuir.
Características, são basicamente faculdades humanas, que através do processo de educação se vão adquirindo e aperfeiçoando ao longo da vida.
Competência de um formador é capacidade que ele tem para fazer a conjunção de um conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes que serão usados no sentido de conduzir a acção de formar, de uma forma satisfatória, e no caminho do sucesso.
A estratégia de formação é a forma como o formador planifica o desenvolvimento do programa; a lógica sobre a qual o conteúdo será aplicado e os métodos agrupados, tendo em conta o desenvolvimento da dinâmica de grupo.

Sem comentários:

Seguidores