Um gene apenas...

O ácido desoxirribonucleico ou ADN é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos.
O código genético de um ser era até há bem pouco tempo, um completo quebra-cabeças para a comunidade que o tentava decifrar. O formato helicoidal da sua composição, fez rodopiar num turbilhão estonteante, a genialidade daqueles que frutuosamente o estudaram. Afinal, dizia-se que ali, no meio daquela serpentina variada, se encontrava a mão do Criador.
Um gene é uma porção de um cromossoma responsável pela transmissão das características hereditárias de uma geração para a outra.
Assim como o ADN é o responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie, a educação e a formação são os factores que irão ao longo da vida, refinar algumas destas características.
Eu não queria, mas aquela que dizem por aí ter morto o gato, leva-me a perguntar: E um gene sem educação, alguma vez poderá ser genial?

Psicologia da Aprendizagem na Formação de Adultos

Uma vida é feita de fragmentos, que quando correctamente encaixados, se revelam como um puzzle complexo e belo, o qual merece ser devidamente contemplado. A aprendizagem não se faz apenas na escola, mas sobretudo na vida, graças à aquisição de capacidades e destrezas que nos são necessárias para viver.
Ao longo da minha vida profissional, já estive na qualidade de formando um grande número de vezes.
Apesar de ser Mecânico de Material Terrestre, e ter completado os vários estádios de formação relativos a essa área no curso de praças e depois aprofundado mais um pouco no CFS, a minha qualificação tem vindo a ser enriquecida por acções de formação em diferentes áreas. Todas elas foram proveitosas e enriqueceram o leque de conhecimentos que hoje possuo.
Entre outros, frequentei um curso que ainda hoje recordo, quase como se tivesse ocorrido ontem. Este curso, identificado como “Aerospace Ground Support Equipment”, decorreu nos EUA, mais precisamente no Texas, na Base Aérea de Sheppard, no ano de 1995.
A possibilidade de conviver e fazer parte de uma cultura diferente, só por si foi bastante enriquecedora. Aquilo que eu tinha observado apenas em documentários, fervilhava ali, a três dimensões e a cores.
Este curso teve a duração aproximada de 6 meses e a língua em que foi ministrado era o “American english”. Estes factos, aliados a outro que era a enorme distância a que me encontrava do meu país, tornaram este curso num acontecimento muito especial para mim.
O facto de ter sempre que comunicar em inglês, fez com que passado pouco tempo até o meu raciocínio tivesse que ser feito nessa língua. Este facto, foi motivo de orgulho para mim, uma vez que o consegui ultrapassar com relativa facilidade.
Mas o que mais me cativou e motivou para a conclusão com sucesso neste curso, foi a forma inovadora como algumas aulas eram ministradas. A diferença entre as aulas práticas e a realidade era apenas a sala de aulas. Todas as situações simuladas eram baseadas em factos reais. A quantidade de equipamentos era vasta e a maior parte deles foram novidade para mim. Saber que aqueles conhecimentos me iriam ajudar a resolver situações variadas quando regressasse a Portugal, foi a força que me moveu.
Aliado a tudo isto, veio a camaradagem inesperada dos companheiros de turma, que me acolheram como se um deles se tratasse.
Pelos factos referidos acima, este foi um curso que repetiria com muito agrado e que por certo me deixaria de novo repleto de plena satisfação.

Sem comentários:

Seguidores